Seriseal auxilia na recuperação dos cabelos e selamento dos fios!

Quem gosta de cuidar do cabelo sabe o quanto tratamentos químicos, tinturas e a exposição à temperaturas elevadas pode prejudicar a saúde dos fios, deixando aquela aparência ressecada e sem brilho. Até mesmo alguns cuidados diários, como o processo de limpeza com xampus e a escovação frequente também afetam a estrutura dos fios com o tempo, danificando as cutículas capilares. Para restaurar o brilho e toque macio dos cabelos, Seriseal é um ativo que pode ser aplicado em diferentes produtos de tratamento capilar.


Efeitos nocivos mais frequentes


O cabelo saudável deve ter uma aparência brilhosa, com toque leve e fácil de arrumar. No dia a dia, entretanto, diferentes tratamentos e processos químicos podem afetar a estrutura dos fios, especialmente para quem faz o uso frequente de tinturas ou é exposto a fatores externos com oscilações de temperatura, como a escovação e a ação de secadores e modeladores de fios. Até mesmo o cuidado diário, com a lavagem do cabelo e escolha de produtos que não sejam específicos para o seu tipo de fio pode afetar a saúde capilar com o decorrer do tempo.


Não por acaso, produtos que garantem um melhor visual e toque aos cabelos estão cada vez mais procurados por homens e mulheres. Com avanços e novas tecnologias de renovação capilar a cada ano, os xampus e condicionadores ganham cada vez mais importância na preservação dos fios.  


Nesse sentido, é importante observar a necessidade de cada produto: enquanto os xampus são utilizados para a retirada do excesso de sebo e fuligem dos cabelos (podendo retirar também as proteínas dos fios), os condicionadores são capazes de repor os compostos, conferindo maciez e facilidade de pentear aos fios.




A ação da Sericina nos cosméticos


Em seu estado natural, o bicho-da-seda (bombyx mori) desenvolveu uma elaborada forma de defesa com casulos protetores, que servem de abrigo durante sua metamorfose. Constituído com um núcleo proteico fibroso, essa seda que forma os casulos, a Sericina, tem alta afinidade com outras proteínas, sendo um agente condicionante em produtos capilares, por sua capacidade de ligar-se com a queratina dos fios. Dessa maneira, a Sericina protege os cabelos de danos causados por fatores externos, aumentando o brilho e elasticidade dos fios.  



Além da vantagens para o cabelo, a Sericina também pode ser utilizada em formulações cosméticas para pele e unha, como ingrediente em sabões, produtos de banho, maquiagens e cosméticos em geral. Em produtos para o corpo, a Sericina mantém a hidratação, além da propriedades de antioxidação, o efeito antibacteriano e  o efeito ‘seleção de luz’ de filtros UV.


As vantagens do Seriseal


Tendo como base a Sericina e outros elementos proteicos, o Seriseal é um ativo destinado para uso em produtos de recuperação capilar, como os condicionadores, já que oferece uma melhor cobertura dos fios, sem engordurar ou mudar a estrutura dos fios. O  Seriseal também tem o benefício de evitar cabelos com frisados, embaraçados, descoloridos ou com pontas duplas.


Testes de eficácia de Seriseal


Em testes realizados com mechas de cabelos caucasianos castanho-escuro danificadas por tratamento químico descolorante, tratadas com Seriseal 5% em água, a ação do produto foi testada por imagens captadas por Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV).




Como resultado, tivemos o aumento do efeito de brilho sobre as mechas de cabelo quando comparada com o efeito da solução placebo e a solução aquosa contendo Queratina. Quanto ao volume das mechas analisadas, quando tratadas com uma solução aquosa com 5% de Seriseal contra solução aquosa placebo, houve a redução de volume em todas as concentrações testadas.


Na manutenção da cor dos fios, após  a  primeira  lavagem  a  alteração  de  cor  sofrida pelas  mechas  de  cabelo tratadas com Seriseal foi 42,9% menor que a alteração observada nas mechas tratadas com a solução placebo. Já após 15 lavagens, as mechas tratadas com Seriseal apresentaram alteração de cor 37,2% menor que a solução Placebo.  


Dessa forma, Seriseal apresentou os seguintes benefícios:


  • Indução do brilho molecular – dispersão de nanopartículas;

  • Aumento do brilho do cabelo devido a sua capacidade de selar as cutículas abertas e danificadas, depositando-se na forma de filme selante;

  • Nano-regeneração dos fios danificados – efeito sensorial e imediato;

  • Deposição das nanopartículas de sericina – aumento da substantividade;

  • Melhoria do condicionamento, maciez e brilho do cabelo;

  • Nano-reposição de massa proteica;

  • Potencialização  do  processo  de  alisamento  associado à  redução  do  dano causado ao cabelo;

  • Melhoria da deposição da cor em processos de coloração;

  • Espessamento do fio do cabelo;

  • Aumento da resistência do fio à ruptura.


Seriseal é ideal para aplicação em  condicionadores  de  cabelo, leave  on, rinse off,  tinturas, alisantes, finalizadores de penteados, cremes para pentear e produtos capilares em geral, sem aniônicos.


Seriseal é produzido pela Chemyunion - Para saber mais vantagens e aplicações do Seriseal entre em contato com a Chemyunion, empresa brasileira com alcance global, que combina expertise tecnológica e tendências de mercado em ativos para pele, cabelo, conservantes de origem vegetal, excipientes funcionais e sensoriais, presente em mais de 50 países.